8.11.13

ILUMINAÇÃO PERFEITA

Claras, coloridas, fluorescentes, amarelas, brancas, simples e mais requintadas. A escolha da lâmpada certa, que antes não tinha muita importância, tornou-se fundamental depois da chegada de vários tipos no mercado. Além da aparência, as lâmpadas também se diferem uma das outras pelas suas características, e hoje é um objeto de enorme importância na decoração. Elas podem não só iluminar o ambiente, mas como dar um aspecto de aconchego e até de destaque dependendo do lugar que ela for instalada e direcionada.
Não existe uma lâmpada própria para cada ambiente, mas a gente te dá dicas das mais indicadas em cada cômodo da casa e explica cada uma delas!
Existem dois tipos de iluminação, a geral e a decorativa. A iluminação geral, é aquela que você pode iluminar o ambiente em um todo. Já as decorativas, são aquelas que você limita o espaço que quer iluminar dentro do ambiente.
Características das lâmpadas
Coloridas
As lâmpadas coloridas são usadas conforme a necessidade da dona de casa. Não servem para iluminação geral e sim para iluminar um local desejado. Por exemplo, as lâmpadas verdes podem ser colocadas em um vaso e dar destaque aquela parte da decoração.

Diferença da iluminação branca e amarela
Amarela: Caracterizam-se por serem muito parecidas com a luz do sol. Ela é usada nos ambientes que pede relaxamento, tranquilidade e paz.
Brancas: São usadas em ambiente de trabalho, onde exige maior concentração. A luz branca dá a sensação de ver tudo com clareza e incentiva a execução das atividades.
Sala de Estar
As lâmpadas mais indicadas são a fluorescente compacta, que garante uma iluminação geral e eficiente, sem esquentar demais. Outra indicada é a halogena, pois sua tonalidade amarela proporciona sensação de conforto e relaxamento.

Na cozinha
Esse ambiente da casa necessita de claridade total para manusear utensílios e valorizar os alimentos: o ideal são as lâmpadas halogenas e fluorescentes.

Para os dormitórios
Prefira uma iluminação uniforme e indireta. Há opções de LEDs e halogenas que proporcionam a sensação de relaxamento necessária ao ambiente. Outro recurso interessante são os dimmers, que permitem controlar a intensidade da luz.

No banheiro
Costuma ser o ambiente onde mais se cometem erros. Isso porque a iluminação deve ser uniforme e intensa, mas não a ponto de ofuscar ou aquecer demais. Na bancada da pia, evite as lâmpadas refletoras, que criam sombras no rosto de quem se maquia ou faz a barba. Dê preferência às lâmpadas difusas, como as fluorescentes.

Gostaram?
Envie sua sugestão de postagem e nós publicaremos nossa opinião!


Um abraço e até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário